05 ago Vidro, nossa paixão!
A origem do vidro, ou a definição de quem inventou o vidro ou quem descobriu e criou o vidro, é incerta, mas estudos apontam que foi com os antigos egípcios. Já que foram encontrados objetos com esse material datados em 4.500 anos em seu território.
O vidro é nossa principal matéria prima aqui no Ateliê do Vidro, mas afinal, o vidro é feito de que? O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio, e componentes químicos. Esses componentes são misturados em altas temperaturas, até se fundirem formando um material líquido, e que assume sua forma final depois de resfriado. Agora uma curiosidade, vocês sabiam que apesar de ter uma aparência sólida, o vidro tem a aparência molecular de um líquido? Então o vidro é líquido? Nem líquido nem sólido, ele é o que os pesquisadores chamam de sólido amorfo, que seria um meio termo entre líquido e sólido.
Inicialmente, antes de ser produzido artesanalmente, o vidro já existia na natureza, ele é formado pela junção de elementos comuns da crosta terrestre. O vidro natural, que existe na natureza, é formado a partir de rochas vulcânicas.
Uma outra dúvida que às vezes surge sobre o vidro, é se ele é condutor ou isolante. Quando pensamos em condutor elétrico, a resposta é negativa. O vidro não conduz eletricidade, podendo funcionar como um isolante. Agora quando estamos falando de condutor térmico, o vidro conduz calor, mas cada tipo de vidro tem sua propriedade térmica. Temos vidros capazes de suportar o calor, como as tampas de panelas em vidro, e vidros capazes de repelir o calor, como o utilizado em fachadas de edifícios.
Por isso a importância de sempre contratar uma empresa responsável que entenda bem do seu produto. Em cada projeto devemos utilizar o material adequado levando em conta inúmeras variáveis.